segunda-feira, 18 de maio de 2009

Assim vou eu...


Saudades resulta em...
Parte I
Bom dia Prof.,
que saudades que tive nos últimos dias do tempo de faculdade e dos "meus" professores...
Na sexta-feira passada, entregaram-me o flyer de divulgação do Ciclo de Conversas sobre Inteligência, e qual não é o meu espanto, um painel de luxo... Prof. Pedro Morato, Prof. Sofia Santos, Prof. Vítor Cruz... que mais se pode querer???
De imediato me inscrevi, não pelo tema, mas pela possibilidade de vos poder ouvir, aqui tão perto... em Leiria...
Os últimos tempos têm despertado em mim uma saudade imensa da Faculdade, jamais esquecerei a forma envolvente como nos falava da ECA, da DM, ...
Há pessoas que me cativam... sem dúvida a professora conseguiu despertar em mim uma paixão imensa pela DM... pela Educação Especial...
Jamais esquecerei a sua disponibilidade para nos ajudar, para nos ouvir, para partilhar... recordo-a que fiz a Tese de Monografia consigo, no ano lectivo 2004/2005, uma experiência alucinante... ainda recordo o telefonema da Prof. Cristina Espadinha para me dizer que tinha de entregar a Tese num prazo de duas horas na Faculdade, e ainda me faltava o Índice, a impressão, a encadernação,... hoje já posso confessar, foi o meu irmão que formatou o trabalho final, eu já estava a flipar!!!
Ontem esperava vê-la e ouvi-la, tive o prazer de ver e ouvir o Prof. Pedro Morato e o Prof. Vítor Cruz, tive ainda mais o prazer de falar pessoalmente com o Prof. Pedro Morato, tive o prazer de o ver dirigir-se a mim para me cumprimentar, como se eu tivesse saído ontem da faculdade, e o tempo não tivesse passado...
Não a vi nem a ouvi, o Prof. Pedro falou-me sobre o motivo da sua ausência... como é que está? Tenho tantas saudades suas... e o seu filho? Já há mais crianças? Espero não estar a ser impertinente, mas tenho mesmo estas curiosidades...
Obrigada por tudo aquilo que me ensinou... e pela excelente Professora que foi, e com certeza ainda é...
Muitas saudades.
Parte II
Bom dia,
também eu tive de conter as lágrimas ao escrever o mail, mais do que o que escrevi, aquilo em que pensei enquanto escrevia.
Os percalços acontecem-nos a todos, com certeza irá recuperar rapidamente... e sim! outra das coisas que trouxe comigo da faculdade é a força para ultrapassarmos todos os momentos com um sorriso nos lábios... às vezes quase que me esqueço dele, mas rapidamente o retomo...
Parabéns pelo crescimento familiar... começo a invejá-la, mas ainda não cheguei ao meu momento!!!
Permita-me uma correcção, (in)felizmente desde Dezembro 2006 "abracei" Margarida Matos e Celeste Simões, aceitei o desafio de trabalhar na área social, com a implementação de Programas de Treino de Competências Pessoais e Sociais, estou a trabalhar na CERCI, mas num projecto tutelado pelo Programa Escolhas, e enfim... depois desta experiência que está prestes a terminar (acaba o financiamento), e nas minhas reflexões pessoais, percebo que este não é o meu caminho... o meu caminho é "abraçar" Pedro Morato, Sofia Santos, também, David Rodrigues... e talvez, nalguns momentos Cristina Espadinha e um pouco de Leonor Moniz Pereira... Se se vier a concretizar (estou a fazer esforços nesse sentido), penso dar continuidade à minha carreira académica, que ainda está na licenciatura, e renovar-me em termos de conhecimentos (sinto muito essa necessidade).
Não fosse a distância e dir-lhe-ia que certamente, em breve, nos iríamos cruzar nos mesmos corredores, mas cada coisa a seu tempo, e muitas coisas há a reflectir até lá...
Muito obrigada pelas suas palavras, e por permanecer não apenas nas minhas lembranças, mas também na minha intervenção do dia-a-dia... sim porque os conhecimentos são Margarida Matos e Celeste Simões, mas a postura "copiei" ou "tento copiar" de forma fiel a Sofia Santos... (se bem que às vezes sou Leonor Moniz Pereira :))
Boa recuperação... boa continuação, muitos beijinhos e muitas saudades.
Nada mais...

1 comentário:

  1. o tempo passa a correr! para o bem e para o mal! tb tenho saudades do tempo dos índices e das impressoras a trabalhar noite fora!

    ResponderEliminar