sexta-feira, 13 de março de 2009

Do i look like a clown?!


Não passará pela cabeça de ninguém quantas vezes questiono os miúdos com "tenho cara de palhaço?", e a resposta obviamente é "não", seguindo-se a questão "então porque estás sempre a gozar comigo?".
Não se pense que me passo da cabeça (como dizia o outro "Alcochete jamais"... eu digo, "passar da cabeça jamais") por eles estarem sempre a rir-se na minha cara... até acho positivo, no fundo se eles se riem, é porque se sentem à vontade para isso, e na realidade comigo, raramente os miúdos se riem por má educação, normalmente riem-se porque acham mesmo piada às parvoíces que a palhaça (moi) faz.
Na minha vida pessoal gosto mesmo de arrancar uns risos à malta, recorrendo para tal, maioria das vezes, à palhaçada parva... que consiste em ser o mais ridícula possível. Trata-se de uma técnica de descompressão, ser parva faz-me sentir saudável... e parece que o efeito nos outros também é positivo :)
Claro que quando o riso é provocatório, a "porca torce o rabo", sendo eu a porca claro!!! e vai daí, muda-se o tom... mas por norma são momentos tão saudáveis, faz tão bem rir, torna-nos próximos, descontrai-nos... (tal como nos ensinou a Lucília no CAP) e as nossas crianças têm tanta dificuldade em rir de coisas saudáveis... o riso deles normalmente advém de situações grotescas, como por exemplo, o partir de um braço ou de uma perna.
Faço tantas reflexões sobre a forma como andamos a educar as nossas crianças.
Recordo-me no meu tempo de faculdade, do Prof. Dr. David Rodrigues a falar sobre a visão da humanidade sobre a criança.
Se pensarmos que nos nossos primórdios, a criança era tida como um adulto em ponto pequeno, com as mesmas responsabilidades de um adulto, desencadeando o pensamento "o trabalho do menino é pouco mas quem o desperdiça é louco" (conheciam a expressão???), percebemos porque é que a maioria dos nossos pais, aos 4/5 anos dava no duro, sobretudo em trabalho agrícola ou a servir à mesa... mais tarde... começou a surgir a mudança na visão sobre a criança, entendida então como um ser em desenvolvimento com características e capacidades próprias que deveria ser protegida... e portanto, depois dos Direitos Humanos, os Direitos da Criança.
Actualmente não sei em que fase estamos... parece-me que é na fase dos perdidos!
As crianças continuam a ser crianças, com características e capacidades próprias, apenas conhecem os seus direitos, acham que não têm deveres (também não lhe são ensinados), são protegidas pelos pais quando eles têm tempo e disponibilidade (em primeiro lugar o adulto faz o que bem lhe apetece e depois cuida da criança) e maioria delas não tem qualquer noção de responsabilidade, e vive a vida em função do adulto.
Acho que demos um salto largo para trás, a pés juntos e de olhos fechados, tal como na prova de equilíbrio dinâmico da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca. O salto foi tão grande que os que não deram o salto não conseguem contornar a situação, nem perceber que volta dar!
No meu tempo de criança, jamais ousaria faltar ao respeito ao professor, e normalmente, se tivessemos o azar de levar uma chapada ou um puxão de orelhas na escola, em casa era em dobro... (não me posso queixar, com uma excepção, eu estava no 2º ano, na EB1 da Embra, e resolvi inventar que durante dois dias não havia escola, mas que a professora não tinha deixado passar o recado no caderno porque eu me tinha atrasado a escrevê-lo... durante dois dias não fui à escola... mas para não me ter esquecido da coisa, mais valia ter ido!)
Como não hão-de estar desgastados os professores... porquê a necessidade de tantos técnicos nas escolas... o que está mal??? O que andamos nós a fazer ou a não fazer???
Mas vamos para coisas bem melhores... fim de semana à porta e... tchanan... não tenho planos para o fim de semana... sugestões???
Quanto aos compromissos para hoje (ontem):
  • aula hidro e aula de hidro, go go Gadget: duas pernas a menos fazem diferença :)
  • chegar ao trabalho às 9h: eheh ando a ficar pró;
  • continuar os dois embrógliodesafios: foi dia de grupo 2, e não correu mal!
  • AGIL: amanhã, Report: hoje: troquei o report pela acta, e trabalhei um pouquinho na AGIL;
  • Work hard with the kids: ser patinho feio: alguns foram :)
  • IRS: para quando???: ???
  • casa casa casa "Home sweet home": hum...
  • missão estrela cadente: done;
  • escrever...: ups!!!

Compromissos para amanhã (hoje):

  • chegar ao trabalho às 9h;
  • dar o litro no Report e uns toques na AGIL;
  • continuar os dois embrógliodesafios (são tão giros);
  • Work good with the kids - e participar na gravação do cd:)
  • IRS - dia 1;
  • missão estrela cadente;
  • caminhar com a mamã;
  • descansar cedo;
  • escrever...

Sem comentários:

Enviar um comentário