quinta-feira, 5 de março de 2009

Resolução de Problemas - Método Johnny Bravo

Uma das questões com a qual me debato diariamente, própria do meu percurso profissional, é a resolução de problemas e a gestão de conflitos.
Repare-se que se pensarmos nos nossos antepassados, os problemas a resolver eram bem mais sumarentos do que aqueles que assistimos hoje em dia, para além de que eram também problemas de sobrevivência, agora transformados em problemas de consciência.
Para que se resolva um problema, é necessário que as duas partes envolvidas estejam disponíveis a resolvê-lo, mas maioria das vezes, os problemas de consciência de cada um de nós, não nos permite resolver qualquer problema, pelo contrário, é-nos útil alimentá-los, até porque muitos de nós só sobrevivemos com eles.
Ainda no meu tempo de estudante, saudosos tempos..., eram-nos ensinadas estratégias / técnicas /modelos de intervenção em resolução de problemas e gestão de conflitos, mas já fora da faculdade aprendi uma que no dia-a-dia é a que melhores resultados tem... apresento-vos o modelo "jogo de cintura".
O "jogo de cintura" é uma técnica moderna que consiste em, ouvir o problema, fazer de conta que se compreende, dizer que se está motivado a resolvê-lo ou a ajudar, e de seguida, não fazer nada. Daí resulta que quem tem o problema sente-se ouvido e acredita que alguma coisa vai mudar, aguardando pacientemente e, aquele que tenta ajudar a resolver o problema sente que brilhou porque deu ouvidos e mandou para o ar umas palavras ocas, pensando ainda "já enganei mais um".
O "jogo de cintura" é uma técnica a ser usada apenas por aqueles que não têm problemas de consciência, que acreditam que os outros são tão estúpidos quanto eles, e normalmente, é usado por pessoas que têm um ordenado compatível com a sua (in)capacidade profissional. Também é verdade, todos sabemos, que aqueles que têm melhores ordenados, são aqueles que menos fazem :)
Nota: eu também já uso esta técnica, por cópia de modelos que conheço, no entanto, uso-a para aplicar a quem me ensinou, não porque a domine ou porque goste dela! É uma questão de sobrevivência!
Ainda nos meus tempos de infância, bons tempos, passava horas em casa com o meu irmão a ver a BD do senhor Johnny Bravo, e embora na altura fossem uns meros desenhos animados, actualmente reconheço que este senhor tem muito de real, e uma capacidade que invejo, de resolver problemas.
O JB, tem um amor próprio fascinante, para ele, ele é o melhor, que é uma coisa que nós às vezes nos esquecemos. Por isso hoje vou apresentar em breve síntese a técnica para resolução de problemas e gestão de conflitos segundo Johnny Bravo:
1 - Para resolver um problema é necessário transferir o problema para o outro, eu nunca tenho um problema;
2 - Se o outro tem um problema, que eu não tenho porque sou bom ou muito bom, ele que o resolva, porque eu não tenho nada a ver com isso;
3 - Caso o problema do outro me incomode, vou ignorar o problema e o outro;
4 - Quando a coisa aperta, para me defender do problema, olho-me ao espelho, reforçando que eu sou bom ou muito bom, logo subindo a minha auto-estima, e portanto o problema volta a não ser meu;
5 - Se a coisa complicar mesmo, é porque algo em mim não está bem, não estou a ser capaz de me afastar do problema, como resolver? pentear o cabelo e se necessário colocar gel, seguidamente compôr os óculos escuros, que funcionam também eles como uma barreira para o problema, olhar-me apaixonadamente e manifestar as minhas capacidades de pensar "como um acéfalo".
6 - cumprir os passos anteriormente apresentados, vezes sem conta, por forma a cansar o outro para que ele desapareça, com o seu problema!
De vez em quando o mestre Johnny Bravo, usa ainda um modelo, denominado modelo de agilidade, no qual realiza alguns movimentos parvos enquanto diz uns sons como "a, i, tcha, tchi" do qual também resulta a resolução do problema!
Se alguém experimentar este modelo de resolução de problemas e gestão de conflitos, é favor partilhar os resultados, gostaria em pouco tempo de abandonar o "jogo de cintura" para passar para o modelo "Johnny Bravo".
Apenas para terminar, queria lançar uma última questão / pensamento / constatação: É impressão minha, ou a malta que trabalha no TVI 24 tem toda problemas ao nível da fala? Estejam atentos e se quiserem comentem!
Quanto aos compromissos para hoje (ontem):
  • dar duas boas aulas de hidro, mais concentrada e descontraída: done!
  • chegar ao trabalho às 9h00m, desperta e com café tomado: done;
  • reunião consórcio, sem tremeliques: done, mas deu-me uma queda de açucar!
  • bom desempenho com os kids at school and at office: done!
  • não esquecer de continuar a AGIL e o YouthExchange report: não esqueci;
  • conseguir continuar por tempo indeterminado os dois embrógliodesafios (voluntários e equipa): enfrentei um touro pelos cornos, mas vamos manter o objectivo;
  • começar a organizar o IRS 2008: la la la la la;
  • diminuir a taxa de preguiça, aumentando a capacidade para mudar de casa: yap!
  • ser e fazer feliz / ser uma estrela cadente na vida de alguém: yap!
  • Last but not least: manter a escrita assídua: o dia seguinte serve!!! :) :)

Compromissos para amanhã (hoje):

  • dar uma boa aula de hidro;
  • chegar ao trabalho às 9h00m, desperta e com café tomado;
  • bom desempenho com os kids at school;
  • não esquecer de continuar a AGIL e continuar o YouthExchange report;
  • conseguir continuar por tempo indeterminado os dois embrógliodesafios (voluntários e equipa);
  • começar a organizar o IRS 2008;
  • diminuir a taxa de preguiça, aumentando a capacidade para mudar de casa;
  • ser uma estrela cadente na vida de alguém;
  • manter a escrita assídua :)

Sem comentários:

Enviar um comentário