sábado, 21 de março de 2009

I'll rock u... ou não?

Gostava de ter uma varinha mágica, uma varinha que pudesse usar sempre que sinto que falta discernimento nos outros indivíduos que me rodeiam.
Ontem estive ausente, em missão estrela cadente, fui com a família toda ao concerto da Mafalda Arnauth (só faltou a Rosinha dos Limões). Todos nós gostámos, sobretudo porque estavamos todos felizes e todos juntos, mas antes de partirmos para o sítio certo, ainda se ouviu:
- Aceitas o convite?
- Não, porque não, porque não (pi pi pi pi pi)
...
- Não vais porquê?
- Não vou para lá sozinho à noite, ainda se fosse durante o dia, ia lá espreitar...
- Mas eu também posso ir... aliás vamos todos... o teu filho também vai...
(lágrimas contidas mas percebidas)
E partilhando...
Não é preciso gostar, só é preciso deixar entrar... no coração e na alma... e deixar que nos toque... se deixarmos, vamos aprender a gostar...
Antes de ter partido para esta missão estrela cadente, tinha-me comprometido a abordar algumas temáticas actuais e de grande relevância em termos do comportamento da sociedade, e por falar em sociedade, e nos perigos públicos, queria sugerir que a carripana do TZ, que hoje às 11h já estava bem guarnecido (sei porque o vi no café do Sr. Carlos com ar de "parreira") em breve passasse por cima do Miguel Sousa Tavares, por uma única razão... reforma aos 70 anos??? Se o Sr. Miguel já não está bem agora, quanto mais aos 70?! Sr. Miguel, não é por mim, é por si!
Se bem me recordo e a memória não me falha (dah... a minha memória não é assim tão boa, fui ler o post), prometi dar a conhecer o Fernando, mas depois pensei melhor sobre esse assunto, isto porque hoje em dia ter uma perturbação do foro psicológico válida é muito difícil, normalmente são perturbações do tipo:
- Estou??!!
- Olá, estás boa?
- Sim tudo bem... olha tenho aqui um pai que tem uma filha, e ele acha que (apesar de ela estar a fazer um percurso normal de vida) ela não está bem...
- Mas porquê? Que indícios há?
- Bem, não sei, parece que está mais reservada, seria necessário um psicólogo...
- Primeiro será bom os pais falarem com ela, no fundo tem 21 anos, tem que ser tratada como tal, e depois logo se saberá o que se passa e, se é ou não necessário acompanhamento.
Como se percebe, por tudo e por nada, chamamos o bombeiropsicólogo, para coisas que passam muitas das vezes por abrir a alma e o coração, ouvir o outro e responder-lhe... mas como não o fazemos, é mais fácil pagar a alguém que o faça por nós... óptimo!!! Os psicólogos agradecem! Mas cuidado, há coisas que podem causar dependência, e o problema não está no psicólgo, está em nós, que arranjamos sempre alguém e pagamos-lhe o que for preciso, para que faça por nós, aquilo que é nossa competência!
Então, para concluir, o "Fernando" vai ficar guardadinho, tipo arma secreta, embora já algumas pessoas o conheçam (poucas) porque pode ser uma estratégia muito adequada num momento de aperto.
O tema seguinte era "a vida que não é minha" ao qual vou juntar "a minha vida não é esta"!
Quantas e quantas vezes já nos aconteceram coisas que achamos serem impensáveis para a nossa vida. E por vezes, o choque é de tal forma grande, que flutuamos numa vida com a qual não nos identificamos.
Em pouco tempo ouvi duas vezes "Ele deixou-me, não sei o que faça, estou desesperada..." e também ouvi "Não sei o que fazer, não sei porquê, ele não confia em mim... sinto-me tão mal!".
O ser humano tem uma coisa fabulosa sobre a qual adoro falar com os miúdos, chama-se valores, mas não são os valores monetários, o dinheiro e os objectos... são os valores morais, pessoais... e o curioso é que podem ser trocados da mesma forma que trocamos os primeiros, como??? Se eu dou a alguém ajuda, ela deve dar-me o troco... como? conforme possa, com aquilo que tem e pode dar... nem que seja um obrigada.
Mas em vez de os andarmos a trocar, resolvemos todos invertê-los, resultado: "Cansei-me de ti, não te quero mais..." mas porquê? "não sei explicar... mas já não me sinto bem contigo..." não queres tentar dar tempo... depois de tantos anos deveriamos fazer esse esforço... "decidi que acabou, não há nada mais a fazer".
E o outro??? Não tem direito a fazer escolhas na sua vida? São só imposições? Posso estar e deixar? Posso querer uma pessoa ou não querer? Quem me dá esse direito de magoar e destruir a vida de outra pessoa?
A todas desejo a maior força do mundo, e não se esqueçam que eu tenho uma missão... estrela cadente...
Ontem confrontei-me com uma realidade com a qual procurei não me confrontar durante algumas semanas, ao falar ao telefone com a Guida.
Depois daquele telefonema, daquela sexta-feira de carnaval negra, no qual me insultaram como nunca pensei ser insultada, como profissional e como pessoa, em que me fizeram chorar como há muito não chorava, percebi que há palavras que nos magoam tanto como se nos espetassem facas no peito.
Foi o ponto de mudança, eu mudei, estou mais confortável com a "chapada" sem mão que me deste... eu ganhei... estou mais tranquila. Tu perdeste-me (em parte) não terás de mim o mesmo investimento, o mesmo apreço, a mesma dedicação. Espero um dia conseguir reatar contigo a amizade e o "compinchar", mas primeiro gostarei de te ouvir pedir perdão, e gostava também que acabasses de vez com o "atirar areia para os olhos", cansei-me...
... disso e da falta de profissionalismo... dia da árvore combinámos plantar árvores... não as viste? estão atrás de ti! ficaram de ir buscar terra para elas... sementes?! não foi isso o combinado... o Sr. Quim Barreiros costumava cantar: "Qual é o melhor dia para casar?", eu questiono... "Qual é o melhor dia para convidar o Mário Machado a vir dar uma marretada naqueles dois palhaços?" às vezes o circo cansa porque o número é sempre aquele, vira o disco e toca o mesmo...
Bem, hoje foi mais pesadote, e não falei sobre a variante mais moderna do "Papa-Concursos"... o "Papa-Apoios Financeiros nas Insituições Competentes para Ajudar os Mais Desfavorecidos", porque raio a sociedade não há-de ajudar uma família com todas as condições para ser normal??? Não se consegue encontar uma resposta, mas há uma solução... internem os dois, voltamos a beneficiar a sociedade, mas que se lixe, assim como assim, eles nunca vão sentir a ajuda... porque ninguém lhes vai atribuir o estatuto de Reis e dar um castelo.
Ora aqui vai o "achado que devia estar perdido", com o apoio da Comercial Matinal:
Quanto aos compromissos em atraso:
  • 9h Sítio do costume: nos dois dias;
  • pendentes e Independentes, Agil e Report: grande avanço...
  • arranjar o Pc: cai, volta, cai, volta,...
  • embrógliodesafios, mantê-los vivos para abrir um circo: a não ser que apareça o Mário Machado;
  • kids... faltei a uma turma, mas esta semana foi fixe!!!
  • missão estrela cadente: sempre presente;
  • aula Gadget: eu quero ser Gadget sempre, e Wally às vezes;
  • Mafalda Arnauth, bem sucedido;
  • deitar cedo: ups!!!
  • escrever: eu avisei...

Compromissos para o fim de semana:

  • aula Gadget;
  • horários cumpridos;
  • descansar;
  • descansar;
  • sincronizada;
  • descansar.
Nota: hoje em particular faltou disponibilidade mental para escrever, peço desculpa pela falta de humor e por algumas incorrecções no português, mas não dá mesmo para fazer melhor...
Parabéns Alice!

Sem comentários:

Enviar um comentário